Como diminuir ou redimensionar o tamanho fotos e imagens? (Com o IrfanView)

. quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Em diversos momentos durante o dia-a-dia digital sentimos a necessidade de diminuir o tamanho de fotos com vários objetivos, dentre eles:

  • Para enviar fotos por email (diminuir o tamanho das imagens é útil para reduzir o tempo tanto de upload seu quanto de download do seu destinatário.);
  • Para armazenar uma coleção de fotos no computador sem gastar tanto espaço no seu HD;
  • Você tirou uma foto em uma câmera de 5, 7 ou 8 megapixels, o que deixa a foto com tamanho gigante sem necessidade.
Seja qual for o seu motivo, existem diversas formas de diminuir o tamanho de imagens de forma rápida e prática. A operação pode ser feita tanto com softwares sofisticados e profissionais como o Adobe Photoshop, quanto pela própria internet através de sites de hospedagem de fotos. Vejamos então uma das opções para reduzir o tamanho de fotos ou imagens:

Reduzindo imagens com o IRFANVIEW
O IrfanView é um aplicativo bem simples e leve de manipulação de imagens com o qual podemos fazer operações de redução de tamanho de imagens com bastante produtividade.
Você pode baixar o programa através do seguinte link: InfanView Download

Após o download e instalação do programa no seu computador, para reduzir imagens no IrfanView é muito simples. Basta abrir o programa, clicar no menu "File > Batch Conversion/Rename...". Aparecerá uma interface onde você poderá adicionar quais as fotos que você quer que sejam reduzidas:

Image Hosted by ImageShack.us

Após a escolha das fotos, clique em "Advanced" como na imagem acima e então aparecerá um outro menu de configuração. Neste menu o que interessa para nós será apenas o bloco "Resize". [Outros ajustes ao seu gosto também podem ser feitos através menu, como pode-se ver na imagem]

Image Hosted by ImageShack.us

Deixe-o marcado como na imagem acima e escolha a porcentagem de redução que você que aplicar nas suas fotos.
Finalmente basta clicar "OK" e depois "Start Batch" e pronto! em alguns minutos as suas fotos selecionadas estarão na pasta que você escolheu já com o tamanho menor.

A vantagem desse método é que você pode redimensionar várias fotos de uma só vez, inclusive aplicando melhorias nas fotos, como aumentar o brilho ou o contraste. Não precisa redimensioar manualmente uma por uma das fotos.

Caso você não tenha entendido alguma parte desse método, veja neste link um vídeo com o passo-a-passo dos procedimentos:
[YouTube] Diminuindo ou redimensionando o tamanho de imagens com o IrfanView

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...