Quais são as franquias de games mais vendidos de todos os tempos?

. sábado, 12 de março de 2011

Os jogos eletrônicos já representam hoje uma indústria gigantesca do setor de entretenimento. Como a tecnologia já está intensamente presente na vida das pessoas, o videogame também toma um grande espaço como produto de diversão.

Um levantamento do site Video Business afirma inclusive que em 2008 a venda de jogos eletrônicos já ultrapassou a venda de DVD's e Blue-Ray's de filmes com suas estrelas de Hollywood. Outro estudo realizado pela Media Control GfK International, também afirma que os games foram responsáveis por 53% das vendas do mercado de mídias.

E a indústria dos games só chegou nesse patamar atual devido à excelentes jogos que marcaram época e divertiram gerações de gamers.

Veja um ranking das franquias de games mais vendidos da história:

1 - Mario (210 milhões)

A franquia mais famosa do mundo dos games não poderia deixar de ser justamente a que vem junto com o video game. Porém depois de tantos anos se reinventando, o Super Mario e cia. já conquistaram seu lugar na memória dos gamers independente disso...


2 - Pokémon (186 milhões)



A franquia que dominou tudo no final dos anos 90 marcou a história dos gamers e por mais que esteja esquecida atualmente, foi campeã de vendas e por isso mantém ainda hoje o 2º lugar no ranking.


3 - The Sims (125 milhões)


O jogo que revolucionou os games feitos para computador, cresceu junto com a popularização dos pc e com a evolução dos hardwares, mantém o seu sucesso até hoje já na sua 3ª versão com os seus famosos pacotes de expansão que prologam a vida útil do game. Tem méritos por satisfazer públicos que nem sempre gostam de outros games convencionas. Apesar do sucesso, não é unanimidade, existem os que amam e os que odeiam.


4 - Tetris (125 milhões)


o game minimalista que nasceu nos primórdios dos primeiros videogames atari é um símbolo da cultura gamer e nerd hoje. simples, porém representativo do início da era dos games como entretenimento de massa.


5 - Need for Speed (quase 100 milhões)


Carrões com possibilidade de serem tunados de milhões de maneiras + controle de direção simples e direto = need for speed - O jogo que representa um universo do qual a maioria dos homens aprecia. A qualidade visual associada a intuitividade dos controles tornou a franquia need for speed um grande sucesso comercial. Em poucos menus o gamer já se depara com corridas e carros tunados sem enrrolação, bastando utilizar os controles direcionais e mais um ou dois botões.


6 - Final Fantasy (85 milhões)


Um dos games que mais representa uma cultura nerd, dos RPG's é Final Fantasy. Em diversas versões e consoles, o game se faz presente e fazendo com que os nerds utilizem muito raciocínio e muitas horas na frente da tela.

7 - Grand Theft Auto (70 milhões)


Um dos games mais polêmicos de toda a história dos jogos eletrônicos não poderia faltar nesta lista. O jogo consegue fazer o jogador imergir num universo controlando seu personagem nas diversas contravenções e diversões em um mundo virtual em 3D. O jogo é viciante pela liberdade de circular com seu personagem pela cidade virtual e ainda fazer uma série de atividades interessantes, porém algumas ilícitas. Por isso o game sempre foi criticado por incitar a violência. Mas isso é um debate muito mais complexo...


8 - Madden NFL (70 milhões)



A força do futebol americano nos Estados Unidos é gigantesca, tanto que a final do torneio - o SuperBowl - é o evento com a maior audiência televisiva de toda a história dos EUA. Por isso o game do esporte figura entre as maiores franquias de games da história.

9 - FIFA (65 milhões)


Se os Estados Unidos amam o futebol americano, quase todo o restante do mundo ama o Futebol. Por isso uma franquia de game de futebol não podia faltar nesta lista. Porém há controvérsias se a série FIFA é a maior dos games de futebol. O Winning Eleven/PES tem tanto ou mais gamers brasileiros, porém grande parte das cópias brasileiras do jogo são piratas, e talvez por isso a série da Konami perca em vendas oficiais para o FIFA.

10 - The Legend of Zelda (57 milhões)


Mais um da lista que tem grandes influências do RPG, o game The Legend of Zelda acrescenta ação e aventura ao tradicional gênero do RPG. O game da Nintendo que foi desenvolvido pelo mesmo criador de Mario e Donkey Kong, também é um simbolo da cultura nerd e otaku.


Fontes:
Games vendem mais do que filmes - MeioBit
Lista de séries de jogos mais vendidas
VGchartz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...