Como criar teclas de atalho personalizadas no Windows?

. sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

As teclas de atalho são ferramentas interessantes e auxiliam bastante aos usuários que querem melhorar a eficiência e a rapidez das suas tarefas diárias com o computador. Não é a toa que algumas teclas de atalho, como as famosas "Ctrl+C" e "Ctrl+V" já ganharam bastante notoriedade e até fazem parte da cultura pop dos atuais tempos tecnológicos.

Tente executar uma simples operação de copiar um texto de um determinado site e colá-lo no Word através das teclas de atalho e depois através do botão direito do mouse. A diferença entre as duas formas a princípio pode parecer pequena, porém quando se precisa executar várias vezes a mesma tarefa, as teclas de atalho reduzem bastante o tempo gasto no processo.

Além das teclas de atalho padrão, é possível configurar novas teclas de atalho personalizadas para abrir determinados programas que você utiliza bastante.

Se você costuma utilizar com frequência por exemplo a Calculadora do Windows para fazer pequenos cálculos, ou o Microsoft Word para salvar textos rápidos é possível configurá-los para abrirem a partir da utilização de teclas de atalho personalizadas como "Ctrl+Alt+C" para abrir a calculadora ou "Ctrl+Alt+W" para abrir o Word, sem precisar minimizar nada e sem precisar do mouse.

Configurar novas teclas de atalho para inicialização de programas é uma tarefa extremamente simples. Porém é preciso que o exista um atalho do programa na sua área de trabalho. As etapas são as seguintes:

1 - Caso o programa que você gostaria de criar uma tecla de atalho já tenha um atalho na área de trabalho, basta você clicar com o botão direito do mouse em cima do atalho do programa na área de trabalho e clicar com o botão esquerdo do mouse na opção "Propriedades":



2 - Neste momento abrirá o painel de Propriedades do atalho do programa. Neste painel existe uma lacuna chamada "Tecla de Atalho" que por padrão estará preenchido com a palavra "Nenhum" pois ainda não está configurado nenhuma tecla de atalho para a abertura deste programa:



3 - Para criar uma tecla de atalho basta clicar com o mouse na lacuna e então digitar a tecla de atalho que você quer configurar. As teclas de atalho devem ser configuradas no padrão "Ctrl+Alt+[outra tecla à sua escolha]" ou "Ctrl+Shift+[outra tecla à sua escolha]":



4 - Após a digitação, aparecerá na lacuna as teclas de atalho que você definiu, e então basta clicar em "OK" e pronto! Sua nova tecla de atalho já está configurada para quando acionada o programa definido abrir.

É uma tarefa muito simples que pode aumentar a eficiência e rapidez das suas tarefas diárias no computador, principalmente se você costuma abrir e fechar várias vezes os programas e utiliza bastante o computador para várias aplicações.

Veja Também
Como salvar documentos em PDF no Word?
Como diminuir ou redimensionar o tamanho fotos e imagens?

Quais são os livros mais vendidos do Brasil?
Quais são as maiores bilheterias de filmes brasileiros?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...