Quais são os clubes de futebol com as maiores torcidas mundo?

. sábado, 22 de janeiro de 2011




Diversas pesquisas já foram feitas para descobrir qual o clube de futebol com a maior torcida do mundo, com alguns resultados divergentes e até inusitados. Nessa disputa o Brasil tem vantagem por ser o país mais populoso dentre os países nos quais o futebol é popular, porém os torcedores brasileiros estão dispersos em centenas de clubes pelo brasil.

Levantamentos no Brasil já afirmaram que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil, seguido pelo Corinthians, inclusive após a recente contratação de Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo utilizou o slogan "O Melhor no Maior do Mundo". Mas será mesmo que o Flamengo detém a maior torcida de todo o futebol mundial?

Veja duas pesquisas que foram realizadas sobre o tema, com diferentes metodologias:

1 - Pesquisa Sport+Markt
e IBOPE
A empresa alemã Sport+Markt realizou uma pesquisa divulgada em setembro de 2010, que entrevistou 10,2 mil pessoas em 17 países da Europa para descobrir o tamanho das torcidas de futebol da Europa.

No estudo o Barcelona aparece como detentor de 57,8 milhões de torcedores pela Europa inteira, seguido pelo Real Madrid com 31,3 milhões de torcedores. Em terceiro lugar da Europa aparece o Manchester United com 30,6 milhões de fãs.

Considerando apenas os torcedores da Europa e os torcedores brasileiros avaliados na última pesquisa IBOPE(2010) sobre as torcidas brasileiras, o ranking com as maiores torcidas do mundo ficaria assim:

  1. Barcelona - 57,8 milhões
  2. Flamengo - 33,2 milhões
  3. Real Madrid - 31,3 milhões
  4. Manchester United - 30,6 milhões
  5. Corinthians - 25,8
  6. Chelsea - 21,4 milhões
  7. Bayern de Munique - 20,7 milhões



2 - Levantamento revista "Mundo Estranho"

A revista Mundo Estranho, uma publicação derivada da revista Superinteressante da Editora Abril elaborou uma compilação com diversas pesquisas realizadas entre 2003 e 2007 sobre o tamanho das torcidas de cada um dos 11 melhores campeonatos de futebol do mundo.

De acordo com a revista o Flamengo é o clube de futebol com a maior torcida de todo o mundo. A surpresa revelada pela compilação são as presenças de 2 clubes mexicanos nas 3 primeiras posições (Chivas Guadalajara e América do México) e o Juventus da Itália como a maior torcida da Europa e apenas na 6ª posição no ranking mundial. Assim como o nome da revista, o ranking é muito estranho...

Para explicar as distorções do ranking a revista esclarece que não são contabilizados torcedores multinacionais, ou seja pessoas que torcem para clubes de fora do seu país, como por exemplo um japonês que torce para o Barcelona da Espanha. Isso diminui bastante a quantidade de torcedores dos clubes europeus, que têm fãs por todo o mundo.

Veja o ranking com as maiores torcidas do mundo elaborado pela revista Mundo Estranho através de uma compilação de diversas pesquisas:
  1. Flamengo (BRA) - 32,6 milhões
  2. Chivas Guadalajara (MÉX) - 30,8 milhões
  3. América (MÉX) - 26,4 milhões
  4. Corinthians (BRA) - 23 milhões
  5. Boca Juniors (ARG) - 16,4 milhões
  6. Juventus (ITA) - 16,3 milhões
  7. São Paulo (BRA) - 15,3 milhões
  8. Milan (ITA) - 13,4 milhões
  9. Cruz Azul (MÉX) - 13,2 milhões
  10. River Plate (ARG) - 13,2 milhões



As pesquisas apresentam alguns resultados inusitados e bastante divergentes. As diferenças de metodologias e de época talvez expliquem as variações.

Referências:
Vírgula - Barcelona é único clube da Europa com mais torcedores que o Flamengo
Mundo Estranho - Qual é a maior torcida do mundo?
UOL - Barcelona tem a maior torcida da Europa, segundo estudo
Pesquisa Lance!/IBOPE - Maiores torcidas do Brasil (2010)
Blog do Milton Neves - Mengão tem a maior torcida do mundo. Fiel é só a 4ª

Veja Também:
Quais são as maiores torcidas de futebol do Brasil?
Quais são as maiores bilheterias de filmes brasileiros?

Quais são os livros mais vendidos do Brasil?
Como salvar documentos em PDF no Word?

13 comentários:

Anônimo disse...

se contar clubes indianos e chineses, esses ganham, la tem gente demais :p

Anônimo disse...

Antes de comentar, não dê sua opnião rival, somente analise e mostre outro fato. A pesquisa mundial não foi uma pesquisa foi um estudo, somente extimaram pela imprensa e fizeram esses graficos.

Anônimo disse...

isso é dor de cotovelo

Anônimo disse...

Maldito bairrismo. Você terá que engolir que o Flamengo é o maior e melhor até o fim de sua miserável vida seu maldito corinthiano invejoso, ignorante e magoado.

Anônimo disse...

Primeiro - A torcida do Liverpol é maior que a do Manchester.

Aonde que a torcida do flamengo que a do real madrid?

Anônimo disse...

Mais os dados vem das pesquisas realizadas no Brasil ..Mas O Flamengo como poucos sabem também tem a maior torcida No japão .. Uma admiração que vem dá época de Zico..

Anônimo disse...

mano serio a do manchester agaha de todos tem torcedor no mundo inteiro e tem mias de 100 milhões pesquisa escrota

Anônimo disse...

Ainda bem que torcida não ganha campeonato...

Anônimo disse...

Brasil, onde a maioria do povo é desprovido de educação e cultura, muitos à margem da pobreza extrema, pouco sabem o que existe nesse mundo afora, sociedade esta onde o sujeito classificado nessas categorias é obrigado a torcer para o Flamengo para não ser hostilizado, moro no Rio e sei disso, numa favela posso afirmar que no mínimo 90% dos moradores torcem pra esse time, e grande imprensa ainda apela para q isso aumente, eles querem isso! Querem nos manipular com campeonatos manipulados! Qual foi o primeiro jogo televisionado do campeonato carioca desse ano? E dos últimos 3 anos?

Anônimo disse...

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!!!!

Anônimo disse...

a fonte não sendo a serviço da globo nem da fifa,tem a principio credibilidade.

Anônimo disse...

Eu vi sobre essa pesquisa, eles perguntaram para 17 paises sendo que a Europa tem o dobro ou mais de paises lá, e fizeram a conta com os 700 milhões de habitantes que tem nesse continente. E outro, o barcelona é da Espanha que nem chega a 50 milhões de habitantes!

Anônimo disse...

Tem um babaca que disse que atorcida do liverpool é maior que a do united? mas que idiota,a torcida do united é a maior do reino unido. Pesquise direito seu imbecil. VAI CORINTHIANS AND GLORIA UNITED!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...